Antonelli avalia início de ano na F2 e destaca desafio para “colocar pneus em janela certa”

Andrea Kimi Antonelli explicou que o ponto chave na F2 é conseguir ser rápido e, ao mesmo tempo, administrar bem os pneus, algo que ainda tem sido desafiador neste início

Andrea Kimi Antonelli ainda vive uma fase de aprendizado na Fórmula 2. Oriundo da FRECA, o jovem de 17 anos falou sobre como tem sido a adaptação a uma categoria “completamente nova” e destacou que um dos principais desafios deste início de ano tem sido entender o comportamento dos pneus para evitar desgaste excessivo.

Piloto da Prema e pupilo da Mercedes, Kimi pulou a Fórmula 3 direto para a classe que antecede a F1, o que permitiu ao italiano a chance de ter já no primeiro ano de competição o novo carro da F2. O começo, porém, ainda tem sido irregular — algo totalmente normal para um novato, e Kimi entende que passa por ensinamentos “em todo final de semana”.

“Certamente foi um grande passo em minha carreira”, disse Antonelli ao site oficial da F2. “Entrar na F2 é completamente diferente, porque o carro é muito diferente, o formato do fim de semana também é, então são muitas coisas para aprender, mas estou gostando até o momento.”

“Aprendo muito todo fim de semana. Estou tentando tirar o melhor proveito disso para melhorar meu desempenho”, continuou Andrea, que teve pela frente nas duas últimas rodadas duas pistas completamente novas: Jedá e Melbourne.

Andrea Kimi Antonelli perdeu rendimento com os pneus médios na Austrália (Foto: Prema)

O circuito saudita, na verdade, foi uma total novidade para Antonelli, que nunca havia corrido em pista de rua na carreira. Só que mais que os novos locais, o entendimento acerca procedimentos do carro é ainda mais desafiador.

“O aquecimento dos pneus, o aquecimento dos freios, como também da embreagem, é algo completamente novo para mim. Obviamente, estas são algumas coisas principais, e durante a corrida, a gestão dos pneus é muito importante na F2”, analisou.

“Na maioria das pistas, o desgaste não é realmente uma degradação pura da borracha, é mais térmica, então é preciso realmente manter os pneus na janela térmica”, salientou.

“Em Jedá, forcei demais os pneus e sofri um pouco com o desgaste. Ainda estou aprendendo isso, claro, mas é um ponto chave na F2, especialmente nas corridas: ser muito rápido, mas ao mesmo tempo administrar os pneus. Mas melhorei do Bahrein para Jedá”, concluiu Antonelli.

A Fórmula 2 retorna em maio, dos dias 17 a 19, com a rodada da Emília-Romanha, a primeira da perna europeia da competição.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.